Brincar, prazer e aprendizado” – angela cristina munhoz maluf
O livro mostra de forma clara que o brincar é uma fonte de felicidade que gera alegria, prazer e aprendizado e também é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo da criança. A autora apresenta as diversas formas de organizar brincadeiras para as diferentes etapas do desenvolvimento infantil e faz uma coletânea de 20 brincadeiras para enriquecer o trabalho e divertir as crianças O brincar é vital para o desenvolvimento do corpo e da mente. Nele se reconhece um meio de proporcionar educação integral, em situações naturais de aprendizagem que geram forte interesse em aprender e garantem o prazer. Numa linguagem acessível e clara, este livro vai ao encontro de pais, professores, pedagogos, psicólogos, psicopedagogos e interessados que buscam através do brincar vivenciar desafios, instigar sua curiosidade e criatividade, resgatando e relembrando fases esquecidas de suas vidas. O brincar viabiliza a construção do conhecimento de forma interessante e prazerosa, garantindo nas crianças a motivação intrínseca necessária para uma boa aprendizagem, até convertê-las em adultos maduros, com grande imaginação e autoconfiança.
As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo. Mesmo depois que ela ganhou confiança em brincar com outras crianças ela gostará, às vezes, de voltar a brincar sozinha ou apenas na presença de amigos, sem colaboração de alguma parte.
Podemos identificar diferentes tipos de brincadeiras sob o ponto de vista da participação social, cada um deles implicando num maior envolvimento entre as crianças e uma maior capacidade de se relacionar e se comunicar com os outros.
Brincadeiras solitárias
Brincar pode prender totalmente a atenção da criança. Há muito que explorar no mundo: forma, textura (áspero, liso, escorregadio) consistência (duro, macio) cor, gosto. Tudo deve ser explorado, sentido,