KLKV
953 palavras
4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER ELIZAMA DE OLIVEIRA ARGENTINO RU 764950 RESGATAR O LÚDICO NO COTIDIANO DAS FAMÍLIAS DE FORMA PEDAGÓGICA
CURITIBA 2013
1TEMA
Resgatar o lúdico no cotidiano das famílias de forma pedagógica
1.1DELIMITAÇÃO DO TEMA
O lúdico como forma pedagógica está apresentado em três ações, jogo; brinquedo e brincadeira, essas três ações não precisa ficar restringida apenas para criança. As vezes as crianças necessitam de alguém adulto para orientá-la nas brincadeiras por isso é preciso uma pesquisa para entender que “brincar é coisa séria”.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
De que forma a escola pode contribuir no aprendizado da criança, usando o lúdico como recurso pedagógico?
3 JUSTIFICATIVA
As crianças vivem no momento muito difícil para brincar, muitas delas moram em condomínios não tem espaço para brincar, e não podem sair na rua por causa da violência. Diante de tanta tecnologia vivem em um mundo virtual muito longe do real, da convivência da interação com o outro, estão deixando de lado muitas brincadeiras, que podem fazer muito bem para sua vida. Toda criança precisa do brincar.
Nesse sentido cabe a escola proporcionar esses momentos na vida da criança, existem algumas delas que passam o dia inteiro na escola. O brincar proporciona momentos de prazer, aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades básicas de forma natural.
Nesta perspectiva Vigotsky (1984) afirma que o brincar leva a criança tornar-se mais flexível e a buscar alternativas de ação.
As brincadeiras e o jogo são essenciais para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo da criança.
Para Piaget (1976) o jogo é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, pois ao representar situações imaginárias a criança a criança tem