O lúdico e a educação infantil: Perspectivas para o trabalho docente
O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS PARA O TRABALHO DOCENTE
Centro Universitário Claretiano
RIO CLARO
2013
O LÚDICO E A EDUCAÇÃO INFANTIL: PERPECTIVAS PARA O TRABALHO DOCENTE
RESUMO
O presente artigo foi realizado de acordo com a analise dos estudos bibliográficos e apresenta desde as leis que garantem ao direito da criança em brincar e aprender ludicamente, como também aborda os estudos sobre a definição do termo lúdico, o desenvolvimento infantil, o espaço escolar e a influência dos diversos tipos de brincadeiras na aprendizagem infantil. Diante desta analise conclui-se como as atividades lúdicas interferem e ajudam à criança no desenvolvimento social e intelectual, já que vários autores afirmam que crianças que brincam aprendem mais e que as atividades lúdicas estão ligeiramente ligadas ao desenvolvimento cognitivo.
Palavras-chave: Aprendizagem; Crianças; Atividades Lúdicas, Desenvolvimento Cognitivo.
INTRODUÇÃO
O presente artigo sobre “O lúdico e a educação Infantil: perspectivas para o trabalho docente” têm a intenção de analisar como as brincadeiras podem influenciar no desenvolvimento cognitivo da criança. Através das informações de vários autores, as brincadeiras é uma das principais atividades da criança, na qual ela revive a realidade, constrói significados, é uma maneira eficaz para a criança se desenvolver.
Escolhi este tema, porque tinha uma preocupação e uma curiosidade em descobrir como desenvolver diversas atividades lúdicas que favoreçam a construção de uma aprendizagem significativa no desenvolvimento das crianças. Presenciei em meu estágio, nas salas de aulas, varias brincadeiras e me questionei em como eu, futura educadora, poderia colaborar, aprender e desenvolver um trabalho significativo na minha prática docente, para que os meus futuros alunos conseguissem