Brincadeiras
APORTES TEÓRICOS
Celia Cavalcante Carvalho
Local de Estágio: Escola Dr. Gaspar Ricardo Júnior
Rua Santo Antônio, 81 Iperó São Paulo
Turma de Estágio: Alunos do 5 ano
Faixa Etária: 09 a 10 anos
O Jogo é mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indíviduo realize tudo o que deseja. ( Celso Antunes)
Acredita-se que brincando a criança coloca para fora as suas emoções e personaliza os seus conflitos. O brincar estimula a criatividade, a imaginação, onde a brincadeira, o jogo colocam a criança em estado criativo. Portanto, os jogos educativos podem ser ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores e também, ser um rico instrumento para a construção do conhecimento.
A palavra jogo apresenta significados variados desde uma brincadeira de criança, como fins restritos em diversão até as atividades mais complexas com intuito de adquirir novos conhecimentos.
“ a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança sendo por isso, indispensável á prática educativa.” (Jean Piaget)
Através dos jogos,brincadeiras a criança pode manejar experiências, criar situações, brincando ela explora o mundo, o seu saber, aprende a respeitar o outro ;desenvolve o sentimento de grupo, ativa a imaginação e se autorealiza.
A escola e os pais muitas vezes limitam esse brincar espontâneo feliz nas crianças ao invés de darem liberdade e estimularem esse brincar que é tão importante para o seu desenvolvimento saudável e feliz.
Referências Bibliográficas: Chateau,Jean. O jogo e a criança São Paulo: Simus