Brincadeiras
Este trabalho abordará a importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil bem como as áreas de desenvolvimento com o uso destes recursos.
Na pesquisa realizada será abordado os jogos e brincadeiras que a professora realiza com seus alunos e o que a mesma espera com a aplicação da mesma. Relata a regionalidade a qual está inserida e as influências que isso trás.
Os integrantes do grupo se reuniram para realizar as leituras e reflexões sobre o conteúdo abordado, marcamos a visita a escola e juntos nos deslocamos até lá, aplicamos a entrevista e logo após redigimos os dados obtidos.
Este trabalho tem por objetivo oportunizar um estudo referente o eixo integrado “Organização do Espaço Educativo na Educação Infantil II”, e manter um paralelo com as disciplinas trabalhadas neste semestre. Sabendo que é de extrema importância o conhecimento dos professores a respeito dos jogos e brincadeiras e sua influência no aprendizado e desenvolvimento das crianças na educação infantil.
2. REFERENCIAL TEÓRICO
Este trabalho nos trás um apanhado geral sobre a importância das brincadeiras e jogos na educação infantil contidos no item 2.1 e uma análise da realidade pedagógica de uma instituição municipal de educação infantil expressa no item 2.2.
2.1 Brinquedos e Brincadeiras na Educação Infantil
A criança mesmo sendo pequena já sabe optar por aquilo que deseja fazer, desenvolve suas preferências desde cedo. Para a criança o brincar é um ato que expressa a espontaneidade, as cobranças não cabem nesse agir, mesmo que existam regras na brincadeira elas não são vistas como imposição. Até os dois anos de idade a criança passa por um período preparatório, onde se desenvolve a capacidade lúdica do individuo, na fase posterior a esta as imitações são o foco maior da criança. Na educação infantil os jogos e brincadeiras são essenciais desde o início para que as ações pedagógicas sejam de extrema qualidade e