Brincadeiras na Escola
Local: quadra poliesportiva, campo ou pátio.
Objetivo: Capturar a bandeira do time adversário.
Material: 2 bambolês, 2 bolas de cores diferentes, coletes.
Descrição: duas equipes separadas por coletes de cores diferentes. O campo será separado pela linha do meio de campo, onde cada equipe terá um bambolê dentro da área, que será um local neutro.
Regras
• Dentro do bambolê ficará a bola que será a bandeira.
• A equipe adversária terá que atravessar o campo adversário para pegar essa bandeira. Quando esse aluno entrar na área do campo adversário, não poderá ser pego.
• Caso ele tenha sido pego no campo adversário antes de chegar à área (campo neutro), deverá ficar parado no lugar (estátua) e só poderá sair quando um amigo de sua equipe o salvar tocando-o, dentro da área neutra.
• Esse adversário não poderá ser pego. Caso esse aluno chegue à área sem ser pego, deverá pegar a bandeira e levar para seu campo para marcar um ponto.
• Se esse aluno, ao retornar para seu campo com a bola, for pego pela equipe adversária, deverá ficar no local (estátua) e a bola retornará para dentro do bambolê.
• O aluno só poderá arremessar a bola para um amigo da mesma equipe no campo adversário, não podendo arremessar para o seu próprio campo. Caso isso aconteça, a bola retorna para o seu lugar e o ponto não é válido.
Variação: Ilha do Tesouro
Essa variação é a união do pique bandeira com o prisioneiro.
Com relação ao tesouro, será necessário, para colocar nos bambolês, um material pequeno que caiba nas mãos dos alunos quando pegá-los: bola de meia, bolinhas de plástico, etc.
Descrição: as duas equipes serão divididas em duas: uma metade da equipe fica na sua metade do campo e a outra fica na área adversária junto com a bandeira.
Objetivo: pegar o tesouro (só pode um por vez), ou salvar um amigo (um por vez). Se for salvar o amigo cruzarão o campo adversário, de mãos dadas e não poderão ser pegos. Chegando ao seu