jogos e brincadeiras nas escolas
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de Estudo em lazer e jogos como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pela professora Maira Karin C dos Santos.
VILHENA-RO
2013
Os jogos e brincadeiras desde sempre é de suma importância para o desenvolvimento da criança e do adolescente, pois é através destes que o aluno aperfeiçoa sua coordenação motora além de favorecer no convívio social.
Cabe á um bom professor induzir a aula de forma correta, onde o aluno consiga expor suas habilidades e trabalhar suas falhas. Muitas vezes os professores trabalham com a repetição dos mesmos movimentos para que o aluno chegue à perfeição técnica, tornando assim as aulas cansativas e menos atrativas, um profissional de verdade sabe fazer de sua aula uma aula atrativa e divertida onde seus alunos participam ativamente dos jogos e brincadeiras.
Na escola esses jogos e brincadeiras devem ser realizados com todos os alunos para que nenhum deles se sinta excluído, durante a execução dessas brincadeiras deve haver um espaço para que o aluno exponha sua opinião e suas críticas, criando novas regras caso seja necessário e com o consentimento de todos os outros alunos.
Em si os jogos e brincadeiras devem ser realizados para o bem estar dos alunos, para que eles consigam trabalhar novas técnicas e conviver com as diferenças dos outros. Nesse momento os alunos conseguem transmitir um pouco da sua realidade é onde eles têm liberdade para se divertir brincar, correr, pular entre outros.