Brilho Eterno
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR
Joel (Jim Carrey) e Clementine (Kate Winslet) formavam um casal que durante anos tentaram fazer com que o relacionamento desse certo. Desiludida com o fracasso, Clementine decide esquecer Joel para sempre e, para tanto, aceita se submeter a um tratamento experimental, que retira de sua memória os momentos vividos com ele. Após saber de sua atitude Joel entra em depressão, frustrado por ainda estar apaixonado por alguém que quer esquecê-lo. Decidido a superar a questão, Joel também se submete ao tratamento experimental. Porém ele acaba desistindo de tentar esquecê-la e começa a encaixar Clementine em momentos de sua memória os quais ela não participa.
1) De que maneira o filme se relaciona com a ideia do homem buscar a Liberdade?
2) Nos primeiros minutos do filme, Joel diz que o Dia dos Namorados é uma data criada pela indústria para vender mais. Você concorda com isso? Como isso se relaciona com o capitalismo?
3) Joel: “Me apaixono por alguém que me dá o mínimo de atenção”. Essa frase poderia ser de alguém que está bem consigo mesmo? Por quê?
4) Seria ético se o tratamento proposto no filme existisse de verdade? Você acha que as pessoas têm direito de manipularem sua memória?
5) Falando em memória... Você acha que a sua memória tem a ver com o que você é hoje? Você acha que nós podemos participar da escolha do que vai ser lembrado ou esquecido? Será que não manipulamos nossa memória de algum jeito para sermos alguém que gostaríamos de ser? Comente sobre isso.
6) Pesquise sobre as doenças de memória. Cite relatos, depoimentos, testemunhos, de pessoas que convivem com a doença ou dos que estão por perto dela.
7) “Ela não estava feliz e quis seguir em frente, demos essa oportunidade pra ela.” Essa foi a frase dita pelo doutor do filme para justificar o tratamento feito pela Clementina. Você acha que a memória interfere na felicidade das pessoas? É possível ser feliz mesmo tendo passado por muitas perdas e decepções?