Bretton Woods
DIREITO
BRETTON WOODS
Londrina
2008
BRETTON WOODS
Trabalho apresentado à Universidade Norte do
Paraná – UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de
Economia.
Orientador: Profº.: Carlos Eduardo Boni.
Londrina
2008
1 – O QUE É, COMO E POR QUÊ ACONTECEU?
Na década em que ocorreu a 2ª Guerra Mundial, a atividade econômica pendeu-se nas principais nações industriais. Os países tentaram defender suas economias, restringindo as importações, o que apenas resultou em uma queda no comércio, na produção, no padrão de vida e no aumento do desemprego pelo mundo. Na medida em que a Guerra chegava ao fim, os líderes aliados decidiram tomar medidas para estabilizar as relações financeiras internacionais criando assim o Acordo da Conferência Internacional Monetária de Bretton Woods, que foi realizado em New Hampshire nos EUA, onde em Julho de 1944 se reuniram 730 delegados dos 44 países aliados na 2ª Guerra Mundial , o Acordo impedia que o dinheiro escapasse dos países e restringia a especulação com as moedas mundiais.
Antes do mesmo, o padrão ouro de troca – que prevaleceu entre 1876 e a Primeira
Guerra Mundial – dominava o sistema econômico Internacional.
De acordo com Michael Moffitt (1985), a conferência de Bretton Woods caracterizou-se, entre outros fatores, pela busca de estruturação de uma nova economia internacional como uma resposta aos fracassos de gerenciamento econômico mundial durante as críticas décadas de 20 e 30, quando muitos países sofreram com hiperinflações que levaram a políticas de baixos salários e alto nível de desemprego.
2 - GRANDE DEPRESSÃO
Segundo Moffitt Depois da quebra da bolsa americana em outubro de
1929, houve queda de preços e produção, falências e crescente desemprego. Na época, o comércio mundial contraiu-se em proporções gigantescas, todos tomaram medidas de protecionismo e nacionalismo econômico,