Bretton Woods
INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA E ECONOMIA
HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL
ATIVIDADE DIRIGIDA
Nome: Vicente Excelso de Oliveira Neto Matrícula: 200969543-5
Assinatura: ________________________________ Data: 06/09/2013
O caráter da economia mundial a partir do acordo de Bretton Woods
O acordo de Bretton Woods foi o nome dado a um acordo de 1944 no qual estiveram presentes 45 países, que eram aliados na Segunda Grande Guerra, cujo objetivo era orientar a política econômica mundial após o termino da guerra. Segundo o acordo, as moedas dos países membros passariam a estar ligadas ao dólar e a moeda norte-americana estaria ligada ao Ouro. Para que tudo funcionasse foram criadas com o acordo Bretton Woods duas entidades de supervisão, o FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Banco Mundial.
O sistema financeiro que surgiria do acordo de Bretton Woods seria largamente favorável aos Estados Unidos, que dali por diante, teria o controle de boa parte da economia mundial, bem como de todo o seu sistema de distribuição de capitais. Os Estados Unidos finalmente ditariam as regras das finanças mundiais, manobra que se recusaram a executar por pelo menos cerca de 25 anos, devido a princípios da política externa do país, que defendia o não-envolvimento em questões político-econômicas sensíveis às nações europeias.
Características
O inicio das mudanças, estava na transformação do dólar como moeda forte do setor financeiro mundial e fator de referência para as moedas dos outros 44 países membros do acordo de Bretton Woods. Isso equivale dizer que, todas as outras moedas passariam a estar ligadas ao dólar, inicialmente variando em uma margem de +/- 1%. Para sustentar o dólar em escala mundial, a moeda estaria ligada ao ouro a 35 dólares. O que permitia, em tese, aos portadores de dólares transformarem as notas que carregasse no bolso em seu equivalente em ouro, isso em qualquer parte do