Bretton Woods
a) O que aconteceu neste período?
Neste período estava acontecendo uma guerra entre alguns países contra o eixo fascista, inclusive o Brasil.
Algo que ocorreu também neste período que além da guerra foi um marco, a instabilidade econômica, ou seja, tinham que criar um sistema monetário para que houvesse certa organização neste sentido econômico.
b) Porque houve a conferência de Bretton Woods?
Houve a Conferência de Bretton Woods porque eles visavam assegurar a estabilidade monetária internacional impedindo que o dinheiro escapasse dos países e restringindo a especulação com as moedas. Tempos antes deste acordo, o padrão ouro de troca dominava o sistema econômico internacional. A Conferência de Bretton Woods foi convocada para construir uma nova ordem econômica mundial que impedisse novos cataclismos como aconteceram durante a grande depressão dos anos 30. Foi uma espécie de ONU, para tratar das coisas do dinheiro.
A reunião centrou-se ao redor de duas figuras chaves da época: Harry Dexter White, Secretário Assistente do departamento do tesouro dos Estados Unidos e de Lord Keynes, o mais famoso dos economistas representando os interesses da Grã-Bretanha, que juntos formaram o eixo do pode econômico mundial.
c) Quais foram as conseqüências desses fatos?
As conseqüências desses fatos originalizou dois planos, tanto plano do Keynes quanto o plano do White. O plano Keynes provia uma criação da liquidez automática. O plano White era mais simples, se resumia à adoção de práticas restritivas de comércio que prejudicariam especialmente a economia americana.
Tanto no plano Keynes quanto no plano White, estava prevista a adoção de controles de capital para tratar de crises de balanço de pagamentos causadas por fugas de capitais.
d) O que aconteceu com a economia mundial e o fundo monetário internacional- FMI, depois de Bretton Woods?
Em Bretton Woods, estabeleceram-se duas instituições financeiras internacionais que