Barcaça
A análise cautelosa na escolha do modal a ser utilizado, bem como o instrumento que será utilizado que será utilizado para transportar o produto ou insumo, constitui parte importante do processo logístico, pois devem corresponder a expectativa e necessidades da empresa.
Entre os modos de transporte disponíveis a utilização de hidrovias, com empurrador e barcaças oceânicas mostra-se como alternativa importante para a movimentação de cargas, principalmente em trechos feitos por cabotagem. Desta forma, a utilização de barcaças oceânicas, na cabotagem, pode ser uma alternativa eficaz para atender diversos tipos de cargas, considerando fatores como tempo, quantidade transportada e custo em comparação a outros modais de transportes, como rodoviário.
Os comboios de empurrador e barcaça oceânica apresentam-se como opção segura e econômica. Podem ser desenhadas para atender determinado processo onde as características de carga deverão ser sempre as mesmas, como por exemplo, no transporte de toras de madeira ou outra carga com características semelhantes. O desenho do projeto específico adere melhor aos requerimentos operacionais, com foco na obtenção de níveis elevados de produtividade.
Existe comboios oceânicos desenvolvidos pela Companhia de Navegação Norsul que consistem em uma embarcação autopropelida com autonomia de navio, que por meio de acoplamentos mecânicos, empurram as barcaças oceânicas que nada mais são que estruturas flutuantes projetadas especialmente para o transporte de toras de madeira de eucalipto nesse caso.
A solução por meio de comboios oceânicos demonstra ser uma alternativa que oferece inúmeros diferenciais competitivos, dentre eles podemos citar: a elevada capacidade de transporte, a redução do preço de transporte, menor consumo de combustível em relação a carga transportada, deslocamento mais rápido, menor impacto ambiental e segurança operacional.
História
Os comboios de empurrador e barcaça iniciaram as suas operações no