braçada do costa
Tema
Nado “Braçada do Costa”.
Objetivo
Vivencia no meio líquido; Mostra como obter o controle do corpo em decúbito costal; Contato do aluno com a braçada do costa.
Recursos Materiais
Espaço aquático; Pranchas; Espaguetes; Flutuadores.
Conteúdo
Natação.
Metodologia
1º Momento (Aquecimento)
Colocar os alunos para correr dentro de piscina. Fazer com que os alunos façam exercícios de aquecimento já dentro da piscina para eles irem vivenciando a meio líquido.
2º Momento (flutuar de costa)
Distribua os espaguetes para os alunos, peça a eles que os posicione nas costas, bem abaixo dos braços. Com este apoio colocar as crianças de decúbito dorsal estendido, pedir para elas olharem para cima, relaxando e respirando tranquilamente.
3º Momento
Explicar todos os gestos técnicos da braçada do costa. Apontando as maiores dificuldades encontradas pelos alunos.
4º Momento (adaptação braçada Costas)
Para se familiarizar com a braçada vamos pedir para as crianças fazer o movimento da braçada lentamente em pé dentro da piscina.
5º Momento
Pedir para que as crianças em decúbito dorsal com flutuantes nas pernas, segurando a prancha acima da cabeça com os braços esticados e em pequena tomada realize a braçada do costa lentamente para assimilar o movimento em decúbito dorsal. (3 piscinas)
6º Momento
Para exercício de respiração. 10 elevadores, 5 escorregador.
7º Momento
Agora usando só a prancha, fazer a braçada do costa lentamente, a cada braçada troca de mão para segurar a prancha. (4 piscinas)
8º momento
Fazer a braçada completa do costa sem a prancha.
9º Momento
Exercício de respiração com 10 escorregador.