Exercícios educativos de braçada, pernada e respiração para o nado crawl e costas
CRAWL
Braçadas – erros comuns: Levar o braço estendido à frente. Levar o braço com o cotovelo muito baixo. Levar o braço com a mão mais alta que o cotovelo. Levar o braço pela lateral, com a mão mais alta que o cotovelo. Entrada da mão muito próxima da cabeça. Entrada da mão fora da largura do ombro. Entrada da mão ultrapassando a linha mediana. Entrada da mão com o cotovelo baixo. Apoio da mão para iniciar a tração demasiadamente lateral.
Tração com o braço estendido.
Tração com o braço fora do alinhamento do corpo. Na tração, afundar o cotovelo mais que a mão. Final da tração, empurrar a água para cima e não para trás. Tracionar sem aceleração suficiente para desenvolver a potência necessária.
Pernadas – erros: Batida da perna rígida. Batida com ritmo muito lento. Batida muito no fundo. Batida com elevação excessiva para fora da água. Batida das pernas semiflexionando excessivamente o joelho. Semiflexão dos joelhos no início do movimento ascendente. Flexão dos pés.
Respiração – erros: Elevação excessiva da cabeça para respirar. Movimento brusco da cabeça pela lateral. Giro retardado. Não efetuar a respiração ritmada. Inspiração pelo nariz. Expiração antes do tempo. Tirar a cabeça do seu eixo.
Braçadas – correções: Tronco semiflexionado, glúteos apoiados na parede da piscina, ombros e queixo ao nível da água, pernas em afastamento lateral e os calcanhares distantes da parede (o necessário para manter o equilíbrio) e braços estendidos à frente. Levar a mão direita (esquerda) em direção ao joelho correspondente, ou seja, mais precisamente a ponta do dedo médio, em seguida tocar a palma da mão na parede, sem movimentar o tronco. Levar a mão contra a parede, semiflexionando o cotovelo até onde permitir a articulação do ombro. Em seguida levar o braço à frente até que faça a penetração da mão na área compreendida entre o eixo mediano e a linha de prolongamento do