Brasília-população
Em meados dos anos cinquenta, o governo de Juscelino Kubitschek (JK), tomando o monte de Vargas, da ‘’Marcha para o Oeste’’, com o intuito de promover a interiorização, o povoamento de transferência da sede do governo federal para o centro do estado de Goiás. Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1960, redireciona o povoamento e a infraestrutura para o centro do país, que, até então, via toda sua importância econômica e cultural concentrada no eixo Rio - São Paulo. A cidade planejada e construída num local praticamente não explorado foi o maior ícone da máxima desenvolvimentista criada por JK, ‘’50 anos em 5’’.
À época, o projeto aprovado previa uma população que chegaria próximo dos 600 mil habitantes ao final do ano 2000. Contudo, as fortes correntes migratórias rurais e urbanas, acrescidas do apelo de bons empregos na construção da capital, multiplicou esse número por quatro, trazendo a população para perto de dois milhões de habitantes no ano 2000, e cerca de dois milhões e meio para o ano de 2007.
Construída a toque de caixa, Brasília inicialmente atraiu um número muito grande de trabalhadores, particularmente para a construção civil, sedentos pela vasta oferta de serviço. A maioria era proveniente da região Nordeste, de Minas Gerais e de Goiás.
O Presidente Juscelino Kubitschek ao lado do seu vice, João Goulart, no dia da inauguração de Brasília. (foto: F.Fadul/Arquivo Público do Distrito Federal)
Fonte: Arquivo público do DF
Autor: não identificado
Após a inauguração, as obras continuaram por muito tempo, ainda em forte ritmo. O fluxo migratório deixou de ser temporário, e esses trabalhadores pioneiros foram ficando e se estabelecendo.
De acordo com o censo demográfico do IBGE (2007), a população do Distrito Federal estava em 2.455.903 de habitantes, sendo que 51,4% desse total eram provenientes de outra unidade de federação. Para efeito de comparação, Rio Grande do Sul esse número