legados da copa em brasilia
Diogo Diniz de Sousa**
Marutschka Martini Moesch (orientadora) ***
RESUMO
Analisar os impactos sociais do megaevento esportivo Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo FIFA na Cidade de Brasília 2014 foi o objetivo desta pesquisa exploratória. Para o estudo proposto, a pesquisa foi aplicada, pois o objetivo era o de gerar conhecimentos dirigidos à resolução de um problema específico e entender os impactos sociais do mega evento esportivo Copa das Confederações e Copa do Mundo FIFA sob a inclusão social da população de Brasília no processo de organização e futuros legados do evento. Como recorte espacial foi utilizada a cidade de Brasília, uma das 12 sedes da Copa das Confederações 2013 e Copa do Mundo 2014, e recorte temporal o período preparatório da copa desde a definição das cidades sedes e preparação para a Copa das Confederações em maio de 2013.
A partir de estudos exploratórios de outras edições de Copas do Mundo que ocorreram em diversas cidades mundo que promoveram bem-estar para os seus habitantes, após as competições, pode-se analisar os impactos sociais, e consequentemente espelhar-se como diretrizes a serem utilizadas para o estudo em Brasília, enfocando o processo de participação social, serão utilizadas no período pré-Copa.
Quanto à inclusão dos brasilienses no processo de geração de emprego e renda não há dados suficientes, devido ao pouco tempo ocorrido desde o início desta pesquisa e o transcorrido do evento para esta avaliação, mas de antemão os dados do PRONATEC, programa de formação técnica direcionada a formação na área do turismo, teve baixíssima adesão na área, o que poderá ser um indicativo de menor inserção destes recursos humanos no setor. Mas, para que as atividades turísticas e o dia-a-dia possam ser exercidos de forma sustentáveis e eficientes, não são somente essas questões que