Avaliação da capacidade de hospedagem no DF para a Copa do Mundo de 2014 e seus impactos.
FACULDADE UNB- PLANALTINA
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
Avaliação da capacidade de hospedagem no DF para a Copa do Mundo de 2014 e seus impactos.
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de licenciatura em Ciências Naturais da Universidade de Brasília – FUP Planaltina.
Aluna:
Fernanda Dantas Dorta
Orientador:
Prof. Rômulo José da Costa Ribeiro
Planaltina
2013
Introdução
Resumo: Partindo da importância da necessidade de dados reais que comprovem que Brasília está preparada para receber a Copa do Mundo da Fifa de 2014, esse trabalho de conclusão de curso tem como objetivo fazer um levantamento da capacidade de hospedagem do DF, bem como outros impactos sofridos pela cidade-sede para a realização do megaevento em questão.
Palavras- chave: Copa do Mundo da Fifa de 2014, rede hoteleira, impactos, legado.
Introdução
A Copa do Mundo da FIFA de 2014, que acontecerá entre 12 de junho a 13 de julho, será um dos megaeventos realizados entre 2013 e 2016. Segundo o site da FIFA (http://pt.fifa.com/worldcup/destination/cities/index.html) doze cidades brasileiras sediarão o evento, entre elas, Brasília. No caso dessa cidade, uma das grandes preocupações, e o principal foco do presente trabalho, é a capacidade da rede hoteleira.
Segundo boletim do SEBRAE 2014 (nº 2, pg.2) a FIFA exige, para a hospedagem, que, cada cidade-sede tenha em leitos o equivalente a 30% do número de assentos disponíveis nos estádios onde ocorrerão os jogos. Como, no caso, o Estádio Nacional de Brasília possui 71 mil assentos, a rede de hotelaria do DF deve possuir no mínimo 21.300 leitos disponíveis para receber hóspedes no período de realização dos jogos.
A inconsistência de informações é visível no que tange o número de leitos disponíveis em Brasília para a Copa. O Governo do Distrito Federal, utilizando como justificativa a falta de leitos necessários, em 2011 lançou um