Branding - A nova face do marketing
Jaime Troiano
Marca não é apenas uma cor, um desenho ou um design, marca é um conjunto de sentimentos e percepções que estão residentes em nós, e que idealmente fazem com que um determinado produto ou serviço possa ser único na vida de um cliente.
Segundo Jaime Troiano, branding passará a ser a nova face do marketing. É hoje a continuação e negação da revolução industrial, pois são produzidas para serem consumidas, porém com as marcas nós nos relacionamos por meio de bens simbólicos, assim desmaterializam a economia. É uma ferramenta de valor que agrega um conjunto de emoções e sentimentos intangíveis, um universo simbólico que nos aproxima das empresas e de seus respectivos produtos.
As marcas nascem dentro da empresa, a cultura se enraíza dentro da empresa para depois conquistar o mercado.
Branding é uma forma de fazer com que as marcas alimentem os projetos de felicidade das pessoas. Se uma marca atender o chamado “return on happyness” onde a marca deve fazer parte da felicidade hoje e a felicidade projetada no futuro do individuo.
Marcas geram valor para as empresas porque são o passaporte entre o que uma pessoa é e o que ela quer ser na visão do consumidor.
Uma marca deve possuir os adjetivos que uma pessoa deve ter, deve representar uma personalidade para ajudar as pessoas a se sentir como desejam. As marcas devem alimentar os desejos e o orgulho das pessoas, por isso podem custar mais e valem mais do que o produto que as contém. Marcas com esta finalidade alimentam o orgulho pessoal e é a partir dai que surge o valor agregado.
O nome não é o fator mais importante, mas sua representação gráfica, aparência, e todos os significados simbólicos e experiências que temos com a marca.
Branding é a melhor maneira de estender a marca para outras áreas de negócios. A marca adquire uma licença de atingir e oferecer outros tipos de produtos. Porém a chamada “vaidade coorporativa” faz com que algumas empresas que sentem que