ANALISE VERTICAL E HORIZONTAL
Com a competitividade do mercado atual, é necessidade primaria ter um plano de negócios bem estruturado e preceitos de qualidade bem estabelecidos. É fundamental a participação efetiva de todos os empregados em todos os processos possíveis. A analise financeira é uma ferramenta poderosa a disposição de todos relacionados com a empresa.
HISTÓRICO
A PERDIGÃO tem como ponto forte a criação, produção e abate de aves. Foi fundada por imigrantes italianos em 1934 na Vila dos Perdizes /SC com o nome de Ponzoni, Brandalise & CIA. Atualmente é um dos maiores complexos agroindustriais de todo o mundo.
ANALISE – (BP / DRE)
A PERDIGÃO S/A cresceu e se desenvolveu bastante nos anos 2002/2003/2004, foi neste período que a empresa conseguiu reduzir suas dividas e se lançou sem medo no mercado externo. Com isso houve uma queda drástica na participação financeira de terceiros, e a rentabilidade da PERDIGÂO foi às alturas. Nesses 3 anos o BPP notou um decréscimo de aproximadamente 17% do ativo total, e uma diminuição na aplicação financeira em torno de 7% do valor total. Já na DRE houve um aumento de quase 100% decorrente da queda de despesas financeiras que se manteve em torno de 70%.
APLICAÇÕES FINANCEIRAS
Analise: As variações de 28% em 2002, 5,5% em 2003 e 10% em 2004 provocaram um declínio nas aplicações.
Justificativa: Esse declínio foi resultado de um estudo realizado pelos gestores da empresa. Nesse estudo perceberam que os juros aplicados eram menores que os juros das despesas.
INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
Analise: Decréscimo de 25% a 18% do passivo ativo total.
Justificativa: Foi necessário diminuir o ritmo, pois de 2002 a 2004 houve queda na ordem de 17%.
DESPESAS FINANCEIRAS
Analise: As DF’S foram de 21% em 2002 , 4% em 2003 e 13,5% em 2004..
Justificativa: A diminuição das DF’S provocou um aumento real de quase 60% nas vendas/serviços.
CLIENTES
Analise: Poucas variações e aumento na faixa de 20%.
Justificativa: Mercado inconstante, sem muita