Bottomore
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
EPSTEMOLOGIA DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
DOCENTE: DACIER DE BARROS E SILVA
THYAGO RUZEMBERG GONZAGA DE SOUZA
Resumo do texto:
MARXISMO E SOCIOLOGIA DE TOM BOTTOMORE
Natal, Dezembro de 2011
RESUMO DO TEXTO:
BOTTOMORE, Tom. Marxismo e Sociologia. In: BOTTOMORE, T.; NISBERT, R. (Org.) História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. P.166-204.
O objetivo do texto é expor os principais elementos da teoria de Marx, considerada como um dos principais tipos de análise sociológica, e em seguida acompanhar sua evolução, destacam o percurso histórico do marxismo e seus principais pensadores. O autor observa o marcante caráter duplo do marxismo: a sua existência como teoria da sociedade mergulhada na vida e nas instituições intelectuais e científicas das sociedades modernas; e sua existência como doutrina de movimento social. Esse duplicidade nem sempre esta bem delimitada e separada. (p.168)
A teoria de Marx é, em primeiro lugar, uma síntese notável de ideias derivadas da Filosofia, dos estudos históricos e das Ciências Sociais de sua época. A teoria se distingue de muitas outras teorias sociológicas pelo fato de situar a sociedade humana no mundo natural e, de analisar todos os fenômenos sociais no contexto da relação entre a sociedade e natureza. Essa relação é concebida como processo historicamente desenvolvido, no qual o homem modifica a si e a sua sociedade, ao modificar a natureza. Manifesta a partir disso “a concepção de fases no desenvolvimento do trabalho e da produção, caracterizadas pelo predomínio, nos diferentes períodos históricos, de modos específicos de produção, e correspondentes formas de sociedade”, esse processo histórico é progressivo. (p.168)
A sua teoria consiste na análise da totalidade das relações de produção que, por sua vez, consiste a estrutura econômica da sociedade, a