Mapa categorial de marx
Academicas: Leticia Della Possamai
Introdução
O trabalho apresentado é um ensaio, que tem a intenção de demonstrar a apreensão do conhecimento sobre a acumulação capitalista, bem como o desenvolvimento das classes sociais que decorreram deste momento histórico. Como foi sua concepção e qual a visão de Karl Marx e outros autores que contribuíram com seus pareceres sobre o assunto. Para melhor entendimento foi conceituado por categorias. O conteúdo é parte integrante do programa da disciplina Serviço social, Fundamentos e Teóricos-Metodológicos.
Modo de Produção
“O processo de Produção consiste em transformar os meios de produção em mercadoria cujo valor cujo valor ultrapassa o dos seus elementos.” ( KARL MARX, 1985, p.657)
É um processo entre o homem e natureza com o objetivo de apropriar-se da matéria natural numa forma útil para a própria vida, através da atividade orientada à um fim. O processo extingue-se no produto.
Produção Material
“Segundo Marx, a produção em geral é uma abstração, mas uma abstração que possui um sentido, na medida em que realça os elementos comuns, os fixa e assim nos poupa repetições. Não há produção possível sem um instrumento de produção, mesmo que esse instrumento seja apenas as mãos. Não há produção possível sem um trabalho passado, acumulado. Entre outras coisas, o capital é também um instrumento de produção, é também trabalho passado e objetivado. [...] Toda produção é apropriação da natureza, no interior e por meio de determinada forma de sociedade.” (NETTO,2009, p.105,106)
Produção – é a transformação da natureza da qual resulta bens de consumo que vão satisfazer as necessidades do homem. Portanto, produzir é dar uma nova combinação aos elementos da natureza. A