Resumo Metodologia Pesquisa no Direito
“A forma mais simples de conhecimento é aquela que provém das informações que recebemos através de nossos próprios sentidos. [...] Esse modo naturalmente humano de conhecer é, entretanto, primário. A realidade não se limita àquilo que vemos, ouvimos, sentimos, àquilo que podemos verificar pelas sensações capitaneadas pelo nosso corpo físico.” (p. 5)
“A teoria do conhecimento se preocupa em estudar os mecanismos da atividade cognitiva e os tipos de conhecimento existente. O objeto da Teoria do Conhecimento é, portanto, o próprio conhecimento. A Epistemologia é outra área da Filosofia muito próxima da primeira, mas que se ocupa do estudo da própria Ciência. As preocupações epistemológicas são as que voltam para análise dos pressupostos, dos interesses e das ideias subjacentes aos grandes projetos científicos.” (p. 6-7)
“O conhecimento é o resultado de uma relação que se estabelece entre um sujeito que conhece, que podemos chamar de sujeito cognoscente, e um objeto a ser conhecido, o objeto cognoscível. O conhecimento é a ponte que os liga.” (p. 7)
“Pedro Demo (1994, p. 15-16) afirma com muita lucidez que o processo de evolução da humanidade está diretamente vinculado à qualidade do conhecimento adquirido.[...] O que esse autor quer dizer com isso é que herdamos de forma consciente e inconsciente todo um manancial de conhecimento acumulado que tendemos a reproduzir e desenvolver, atualizando-o de acordo com as novas perspectivas e necessidades do momento em que vivemos.” (p. 8)
“Para os objetivistas, os objetos devem ser apenas descritos, uma vez que sua essência é dada, faz parte da realidade.” (p. 9)
“Para os subjetivistas, o ato de conhecer é uma operação