Manual de metodologia
MANUAL DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFCO
MARÇO 2010
APRESENTAÇÃO A universidade A Universidade Federal de Campina Grande foi criada em 2002 com o desmembramento da Universidade Federal da Paraíba. A autonomia dos campi do interior e o considerável incentivo orçamentário possibilitaram uma visão mais próxima da realidade local e conseqüentemente um aproveitamento mais racional dos recursos destinados. Nesse contexto, temos uma estrutura multicampi. No Campus de Campina Grande, sede da Reitoria, estão instalados 05 centros de ensino: o Centro de Humanidades (CH), o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), o Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), o Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN) e o Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Em Cuité, o Centro de Educação e Saúde (CES); em Patos, o Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR); em Pombal, o Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA); em Sousa, o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais (CCJS); em Cajazeiras, situa-se o Centro de Formação de Professores (CFP); e, mais recentemente em Sumé, o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiário (CDSA).
ENSINO/PESQUISA/EXTENSÃO Um centro acadêmico deve contar com o pleno apoio ao desenvolvimento da tríade universitária do ensino, pesquisa e extensão. Não há como conceber um ensino em nível de graduação sem a participação ativa dos discentes e docentes em atividades que possibilitem a plenitude dos conhecimentos adquiridos durante o curso. É dever da academia repartir o conhecimento e favorecer o desenvolvimento social estreitando os laços entre a universidade e a sociedade.
As bibliotecas Não como falar em conhecimento sem destacar a importância das fontes e pesquisas bibliográficas. Nesse processo de formação acadêmica a biblioteca é a melhor parceira dos estudantes. O conhecimento da organização e disposição das estantes e livros em uma biblioteca facilita o