Atps
INTRODUÇÃO
Este é um trabalho, solicitado pela disciplina de Teoria da Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis da Anhanguera Educacional - Anápolis, cujo objetivo é definir conceitos basicos da teoria da contabilidade, elaborar modelo de relatórios contábeis, e obrigatoriedade dos contabilistas em obedecerem às normas brasileiras e às alterações que a legislação impõe aos profissionais da área; compreender e utilizar adequadamente a terminologia e a linguagem das Ciências Contábeis e Atuariais.
Com este desafio você irá compreender que a contabilidade tem um papel fundamental para o desenvolvimento das empresas, de setor privado, público ou do terceiro setor. Desenvolvendo, analisando e implantando sistemas de informações contábeis e de controle gerencial.
CAPITULO 1
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CONTABILIDADE
A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos. Deixando a caça, o homem voltou-se à organização da agricultura e do pastoreio. A organização econômica acerca do direito do uso do solo acarretou em separatividade, rompendo a vida comunitária, surgindo divisões e o senso de propriedade. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual. Ao morrer, o legado deixado por esta pessoa não era dissolvido, mas passado como herança aos filhos ou parentes. A herança recebida dos pais (pater, patris), denominou-se patrimônio. O termo passou a ser utilizado para quaisquer valores, mesmo que estes não tivessem sido herdados. A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos Fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.