estudante
Nome: Vitória Geovana Nascimento Silva Pereira
Turma: ADM – 101
Prof.ª: Maria Célia – Sociologia Página 32 Neste capítulo examinamos conceitos utilizados por diferentes autores na análise na relação entre o indivíduo e a sociedade: classe social (Karl Marx), consciência coletiva e anônima (Durkheim), ação social (Weber), configuração (Elias), habitus (Bourdieu). Qual ou quais desses conceitos o poderia(m) ajudar na interpretação do comportamento descrito por Maria Rita Kehl?
Os Conceitos de Marx e Weber. O de Marx pois ele fala que os indivíduos devem ser analisados de acordo com suas condições e situações sociais. No texto, Maria Rita descreve que é cobrado um preço absurdo ao turista. O pensamento de Marx aparece quando o engraxate cobra 50 reais ao homem por ele ser turista, ou seja, ter uma condição social melhor e talvez se fosse alguém de condição social menor ele cobraria bem menos. O de Weber pois ele diz que o conceito básico é a ação social, entendida como o ato de se comunicar, de se relacionar, tendo alguma orientação quanto às ações dos outros. Esse conceito nos diz o porquê do engraxate ter praticado, de certa forma, o mensalão, ele se baseou nas atitudes dos políticos corruptos que praticam o mensalão, se achando assim no direito de também burlar a lei.
A Geografia, atualmente, é considerada a ciência que estuda o espaço geográfico, ou seja, o ramo do conhecimento que busca compreender a dinâmica do espaço produzido e transformado direta ou indiretamente pelo ser humano.
Dessa forma, podemos considerar que a Geografia estuda a sociedade e a natureza, com o foco sobre a maneira com que essas se relacionam e o consequente processo de organização do espaço terrestre. O objetivo desses estudos é o de contribuir para a melhor maneira de se explorar os recursos da natureza, bem como desenvolver melhores formas de ser ver e melhorar as relações socioespaciais.
A definição