circulação aos idosos e espaço urbano
RESUMO: Este trabalho faz uma reflexão sobre o exercício da cidadania através da circulação do espaço urbano com base na cidadania que engloba muitos fatores, dentre eles, o estudo na Praça da Piedade na Cidade de Salvador, mostrando soluções e aspectos históricos no seu processo de evolução no tocante da circulação no espaço urbano como deficiência à cidadania.
PALAVRAS-CHAVE: cidadania; circulação; espaço urbano.
INTRODUÇÃO
O fenômeno da circulação urbana do local mostra que cidadania é algo que tem que ser praticado e não teorizado. A circulação no espaço urbano na Praça da Piedade mostra os fatores no processo de circulação, reunindo a produção e reprodução. Alguns meios de transportes dentro de um sistema urbano, perpassando que o local é utilizado de diversas formas para lazer, trabalho, e de certa forma também para habitação.
O problema de circulação, não só na área da Praça e sim em toda cidade, não afeta somente os deficientes físicos e visuais. Pessoas com problemas de acessibilidade temporária, pessoas com carrinhos de bebês e idosos também tem dificuldades para transitar nas calçadas. Além do local, destinado para os pedestres transitarem com segurança, estarem em péssimo estado, existem árvores e rampas sem sinalização adequada, ambulantes utilizando do espaço indevidamente e carros estacionados ao longo delas.
_______________
* Estudantes do Curso de Direito do 2º Semestre 2013.1 da Faculdade Batista Brasileira
CONCEPÇÃO DE CIDADANIA
Construir cidadania é construir relações e se conscientizar, a cidadania não é algo que foi concedido, não é algo dado ela é algo que tem que ser vivenciado, organizada e tem que se ter uma participação de todos. Como exemplo a Constituição de 1988,