Projeto Social Acessibilidade 1 1
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS
FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL
PROJETO SOCIAL
DOCENTE: SILVANA
Gizandra Lima
Julyo Lino
Sulamita Silva
Tayenne Brito
Thayanne Tavares Freitas
Acessibilidade já!
BELÉM-PA
2013
1 - Sumário Executivo O projeto se objetivou a partir da compreensão de como os idosos ou deficientes físicos , dentro de suas singularidades, percebem as limitações de acessibilidade e mobilidade no espaço urbano da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, onde circulam a partir de suas atividades cotidianas.
A organização e seu Projeto se constituiu como uma tecnologia social a partir da pesquisas nos locais iniciais que, no decorrer dos anos apresenta uma deficiência do plano de acessibilidade, visando o fortalecimento da sociedade civil com a valorização do indivíduo, com o estimulo ao seu direito de ir e vir, nos espaços e locais que necessitam dessa acessibilidade. O programa é de ação coletiva e cooperativa entre a instituição, o município ou o estado, para construções que viabilizem orientações e criação de projetos básicos que possibilitem a todos os seus habitantes, de forma segura e autônoma, o lazer, a moradia, o acesso aos serviços públicos e a circulação nas vias, garantindo, inclusive, a acessibilidade às pessoas com deficiência e idosos. 2 – Justificativa
O Brasil até a década de 70 foi considerado um país de jovens. Entretanto, esta ideia do país do futuro, dos jovens e das crianças está perdendo espaço, em função da nova tendência mundial, qual seja a presença intensa de pessoas com 60 e mais no cotidiano das civilizações. A pirâmide etária brasileira esta se invertendo, embalada pela queda da natalidade, desenvolvimentos tecnológicos, avanços da medicina e pela melhora na qualidade de vida favorecendo o envelhecimento populacional brasileiro. O IBGE, segundo o Censo 2010 informa a presença de 21 milhões de pessoas com 60 anos e mais, desses 535.135 é residente no estado do Pará.
O conceito