Fundamentos Do Capitalismo
Neste trabalho temos o objetivo de abordar os modos de produção que deram origem ao Capitalismo, as ferramentas que favoreceram o seu desenvolvimento e discutir os seus fundamentos e, por conseguinte o seu funcionamento durante os séculos que mantêm o seu poderio e sistema econômico vigente em sua grande parte do globo. Expondo também as suas transformações e seus processos de crises, sempre buscando a regeneração do seu modelo econômico e novos mercados consumidores. Mantendo como cerne de seu sistema a concentração de posse dos meios de produção pelos indivíduos e pelas empresas, organizando o trabalho objetivando o lucro e estabelecendo o livre comércio.
É abordando também em relação ao Capitalismo a contribuição de teóricos na construção desse sistema econômico, na área da economia política temos as contribuições, de: Adam Smith, Malthus, David Ricardo. E na área da sociologia com Max Weber, outro teórico, especialista e grande fonte de pesquisa ao se debruçar sobre os sistemas econômicos, tanto na área da sociologia quanto das ciências econômicas, temos Karl Marx.
A Experiência Socialista é também foco deste trabalho com o objetivo de expor a antítese do capitalismo, onde a pirâmide seria invertida, ou seja, nesse modo de produção socialista a concentração dos meios de produção não estariam monopolizados por indivíduos e empresas e sim sob controle do Estado, assim o proletariado chegaria ao poder por meio das revoluções. Outro fator explorado neste trabalho foram as tentativas em estabelecer o Socialismo em vários países não só do Leste Europeu, com o resto do mundo e se essas tentativas tiverem êxito, os períodos de vigência do Socialismo nestes países e seu processo de crise e decadência deste modo de produção chamado Socialismo.
2. FUNDAMENTOS E FUNCIONAMENTO DO CAPITALISMO
Utilizando-se de uma abordagem mais ampla o Capitalismo é o sistema econômico baseado no reconhecimento dos direitos individuais, em que toda propriedade é