hierarquia
A distribuição ordenada de poderes.
A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou igreja.
A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição nos campos da arquitetura, artes plásticas, desenho, design gráfico, escultura, pintura, tipografia, entre outros
Hierarquia social são os níveis e posições de cada indivíduo dentro de uma sociedade. A hierarquia social faz com que as pessoas sejam divididas em grupos, de acordo com uma estrutura, entre as classes mais ricas, a classe média e as classes mais baixas.
A hierarquia social pode ser exemplificada com uma pirâmide, onde, a parte de baixo concentra as camadas mais pobres da sociedade, e quanto mais perto chega do topo da pirâmide estão concentradas as classes mais ricas, como milionários, por exemplo. Essa classificação existe há muito tempo, desde a época do feudalismo, que caracterizava as sociedades como escravos, artesãos, plebe, exército e os reis.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) classifica a hierarquia social brasileira em classes: A, B, C, D e E. Essa classificação é feita de acordo com a renda de cada família, onde a classe E são as pessoas muito pobres, que vivem com menos de um salário mínimo, a classe D é a média-baixa, a classe C é a classe média, composta por uma grande parte da população, a classe B é média-alta e a classe A é formada pelos milionários e bilionários
Esta teoria da hierarquia urbana está relacionada com o ranking de cidades, desde a menor até à que tem maior população. Dentro da hierarquia urbana as cidades podem mudar de posição, uma vez que existem transferências de população entre as cidades podem fazer variar a sua posição bem como a sua posição hierárquica.
O conceito de hierarquia urbana está baseado na