O que Hierarquia
Hierarquia é a ordenada distribuição dos poderes com subordinação sucessiva de uns aos outros, é uma série contínua de graus ou escalões, em ordem crescente ou decrescente, podendo-se estabelecer tanto uma hierarquia social, uma hierarquia urbana, militar, eclesiástica etc.
A hierarquia é uma ordenação contínua de autoridades que estabelece os níveis de poder e importância, de forma que a posição inferior é sempre subordinada às posições superiores.
Originalmente o termo hierarquia possuía um significado religioso, onde a organização social das igrejas levou à formação de hierarquias cuja graduação era intangível por derivar da autoridade transcendental de cada camada social. Esse sentido religioso perdeu-se nas demais estruturas hierarquizadas, mas nelas sobreviveram a rigidez da graduação e a observância estrita das atribuições de cada autoridade.
Hierarquia empresarial
A hierarquia empresarial é representada pelos diferentes níveis de comando encontrados dentro de uma organização. Apesar de possuírem autonomia, estão em parte, interligados entre si.
A hierarquia empresarial é geralmente estabelecida obedecendo a três diferentes áreas: estratégica, tática e operacional.
A área estratégica, ocupada por presidentes, diretores e demais gestores da alta cúpula, decidem as políticas e as diretrizes da empresa. A área tática, ocupada por gerentes e chefes de seções, é responsável pelas ações do cotidiano da empresa, como também pela motivação dentro de cada setor. Por fim a operacional, ocupada por chefes de equipe e supervisores, responsáveis pela execução e realização das atividades de produção.
Hierarquia da Igreja católica
A hierarquia da Igreja católica é uma forma de definir a função de cada membro da Igreja:
Papa – posto máximo da Igreja Católica. Resolve problemas legais da Igreja, estabelece dioceses, elege bispos, canoniza santos etc.
Cardeal – escolhido pelo Papa, compõe o “colégio episcopal”, em conclave, para eleição do papa.