hierarquia
A distribuição ordenada de poderes.
A graduação das diferentes categorias de funcionários ou membros de uma organização, instituição ou igreja.
A ordenação de elementos visuais para tornar a informação mais facilmente inteligível ou para destacar elementos de uma composição nos campos da arquitetura, artes plásticas, desenho, design gráfico, escultura, pintura, tipografia, entre outros.Em termos gerais, o conceito de hierarquia designa uma forma de organização de diversos elementos de um determinado sistema, em que cada um deles é subordinado do elemento que lhe está imediatamente acima (excepto, obviamente o primeiro que não é subordinado de nenhum dos outros).
O conceito de hierarquia é também amplamente aplicado à gestão das organizações para designar a cadeia de comando que se inicia nos gestores de topo e segue até aos trabalhadores não gestores, passando sucessivamente por todos os níveis da estrutura organizacional. É, portanto, através da hierarquia que se estabelecem as relações de autoridade formal entre superiores e subordinados e que é definida a estrutura organizacional em qualquer organização. do atributo primário, que é a relação da pessoa com seu trabalho, e também são interpretadas como atributos que convergem em seu valor relativo, isto é, no sentido de uma consistência de status (cf. Goldthorpe, 1966; Stehr, 1971).
Cerca de uma ou duas décadas atrás, tinha-se como certo que a sociedade industrial e, de modo geral, o processo de modernização deveriam originar um sistema de desigualdade social menos hierárquico, mais padronizado e equilibrado, que refletiria mais de perto as aptidões individuais, seria mais aberto e, portanto, menos rígido do que fora nas fases iniciais da industrialização, com suas fronteiras de classe quase sempre inexpugnáveis
(cf. Schelsky, 1955, pp. 218-242; Dahrendorf, 1959,
p.