Exercicios fisicos e biologia molecular
Preservam a saúde e a qualidade de vida
Associados à menor possibilidade de morte
Prevenção e reabilitação de doenças
Inatividade é considerada como um fator de risco tão importantes quanto o fumo, dislipidemia e hipertensão arterial
Prescrição do exercício físico
Devem ser levado sem conta 4 princípios:
Sobrecarga: depende do nível de condição física, das preferências individuais, dos objetivos pessoais, da medicação do indivíduo, do risco, da capacidade técnica, nutrição/hidratação, das condições ambientes.
Especificidade: é o princípio que recomenda o treinamento exclusivo da parte do sistema ou do corpo que esteja recebendo a sobrecarga. A adaptação fisiológica será específica para esta parte do corpo.
Individualidade: um indivíduo é o resultado da soma do genótipo (bagagem genética transmitida ao indivíduo) + fenótipo (Expressão dos gens determinada pela herança genética). Os genótipos podem ser classificados como: biotipo, composição corporal provável, força máxima possível, provável percentual de fibras musculares. E os fenótipos como: nível de desenvolvimento muscular, nível do consulmo de O² (VO² máx), percentual real de fibras musculares e força máxima. Além dessas características individuais, características coletivas como raça, idade, sexo e mais o nível sócio-econômico-cultural influenciarão na formação da individualidade.
Reversibilidade:é o princípio que constata a reversão gradual do corpo ao estágio de pré-treinamento, quando há interrupção dos exercícios.
Escala de Borg
30 minutos de atividade física
Intensidade moderada(nível 12 na escala de Borg)
Maioria dos dias da semana
Perdade 700 a 1.000Kcal totais por semana
Prevenção de doenças crônicas
Precauções
evento cardiovascular lesão músculo-esquelética avaliação médica antes de iniciar um programa de atividade física nenhuma doença impede a participação do paciente em programas de atividade física, porém elas influenciam na modalidade