introduçao biomed
É importante ressaltar que os cursos podem apresentar diferenças. Isso porque a ênfase do curso se dá para áreas diferentes. A grande maioria das faculdades particulares direciona o curso para a formação de um profissional especializado em análises clínicas. As universidades públicas estão mais preparadas para a formação de pesquisadores em diversas áreas como imunologia, fisiologia e genética. Isto não quer dizer que um aluno de faculdade particular não possa ingressar na área da pesquisa. As universidades públicas também estão implantando as disciplinas necessárias para que o biomédico possa atuar em análises hematológicas e bromatológicas.
O curso tem duração média de 4 anos sendo que o último consiste em um estágio obrigatório que pode ser realizado em laboratório particular ou em laboratório da própria instituição de ensino, se ela estiver capacitada para tal. Não é difícil encontrar alunos que façam estágio mesmo nos anos anteriores da faculdade, já que os profissionais estão frequentemente dispostos a "ensinar" as técnicas utilizadas em seu laboratório. Esses estágios podem ser remunerados através de programas de instituições de apoio ao ensino como FAPESP e PIBIC.
De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina, o objetivo de uma faculdade de Biomedicina deve ser: "apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises