BANNER 6 Sementre
INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE TECNOLOGIA EM ESTÉTICA E COSMÉTICA
TEMA: “ÁCIDO GLICÓLICO PARA TRATAMENTO DA ACNE”
AUTORES: LOPES, Ana Célia G.¹ ; CAVALHERI, Francielli F.¹; ROSA, Nayara L.¹; SANTOS, Roseneide Cristiane O.¹; ROSA, Rosilene S.¹; SILVA, Ubiraci H.¹.
ORIENTADORA DO PIM: SOUZA, Lilian A. L.3; SOUZA, Priscila.3
COORDENADORA DO CURSO: MACRINI, Daclé J.
3
(1) = ALUNOS DO CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
(2) = ORIENTADORA DO PIM
(3) = COORDENADORA DO CURSO
INTRODUÇÃO: A Acne é caracterizada pelo aumento de secreção de sebo pelas glândulas sebáceas, em conjunto com o acúmulo de células mortas no orifício do folículo pilos sebáceo, obstruindo o poro da pele. (LIMA, 2006;
MANFRINATO, 2009).
Figura 1: Especialista 24, 2014.
OBJETIVO: Hoje o mercado oferece muitas opções, porem com base em nossas pesquisas, o mais eficaz para tratamento da acne; é o ácido glicólico pois o mesmo está associado a uma pele de aparência mais macia, suave e jovem.
RESULTADOS E DISCUSSÃO: O ácido glicólico atua nas camadas mais profundas do extrato córneo, diminuindo a adesão dos comeócitos, tornando o extrato córneo menos espesso e mais permeável. Em concentrações mais altas o ácido glicólico tem mais poder esfoliante, pois as ligações se rompem e aumenta rapidamente a descamação. (ALMEIDA, 2007). O ácido glicólico é também um agente clareador hidrofílico, que aumenta a hidratação da pele (CHANG, 2003). e aumenta a elasticidade da pele. Essa ação se deve provavelmente à estimulação direta na produção de colágeno, elastina e mucopolissacarídeos nas camadas profundas da pele (DITRE, 1996).
Figura 2 :
MATERIAIS E MÉTODOS: Para realização deste anexo foram realizadas pesquisas em sites, artigos e livros.
Figura 3 : Especialista 24, 2014.
CONCLUSÃO: Segundo pesquisas realizadas, conclui-se que o ácido glicólico é eficaz no tratamento da acne, pois contém as seguintes propriedades: Queratolítico, impedindo a hiperqueratinização folicular, e