Politico sociologia
VICTOR DA CRUZ
PARTIDO POLITICO
São Paulo
10/11/14
VICTOR DA CRUZ
PARTIDO POLITICO
Trabalho apresentado ao professor Fábio, professor de filosofia e sociologia, 2°A
COLÉGIO SENA DE MIRANDA
SÃO PAULO-10/11/14
Conclusão
Os chefes de estados e o representante do Brasil são eleitos temporariamente
José Sarney
Mandato: 15 de março de 1985 à 15 de março de 1990
Partido: PMDB
José Sarney foi o primeiro presidente civil após mais de vinte anos de regime militar no Brasil. Ele tem 57 anos de vida pública, e na história do Brasil é o político mais longevo. Foi deputado, governador e senador pelo Maranhão, presidente da República, e senador pelo Amapá.
Ele criou: o seguro desemprego, que garante uma renda mínima temporária para que o trabalhador desempregado possa se manter enquanto procura um novo emprego, o vale transporte garantindo o direito básico do trabalhador se locomover até seu local de trabalho, sem que sua renda seja comprometida, o SUS pois até então, apenas os trabalhadores que contribuíam para a Previdência Social tinham direito a atendimento na rede de saúde. Quem não contribuía com a Previdência era atendido em hospitais filantrópicos. Foi daí que surgiu o SUS, casa própria nenhum trabalhador brasileiro pode ter sua casa própria penhorada ( apreender, tomar) por dívida. Poucos dias antes de deixar a presidência da República, José Sarney editou uma medida provisória, que impediu a penhora (apreensão) por dívida civil, comercial, fiscal, previdenciária ou de outra natureza, do imóvel familiar, foi o primeiro político a tratar o tema meio ambiente no Congresso Nacional. Sarney criou o IBAMA, órgão que reuniu várias secretarias e ficou responsável pela articulação, coordenação, execução e controle da política ambiental.
Sarney promoveu o reordenamento do sistema financeiro brasileiro. Sarney criou a STN que absorveu as funções de execução orçamentária, até então a cargo