Química - sais, bases, ácidos e óxidos
Para facilitar o estudo dos compostos inorgânicos, criou-se as funções inorgânicas, ou seja, grupos de famílias de compostos com características e propriedades semelhantes. Na Química Inorgânica as funções são quatro: ácidos, bases, sais e óxidos.
Imagine-se chegando a um supermercado e todos os itens das prateleiras estivessem sem nenhuma organização: massas misturadas com bebidas, produtos de limpeza e higiene misturadas com carnes, verduras e assim por diante. Com certeza você demoraria horas e horas para encontrar o produto desejado. Essa imaginação nos ajuda a entender como a organização em grupos com características semelhantes é importante e facilita a vida das pessoas.
Na Química se dá o mesmo. Com o passar do tempo e com a descoberta de milhares de substâncias inorgânicas (substancias que em seus compostos não possuem cadeias carbônicas ligadas a átomos de hidrogênio). Os cientistas começaram a observar que alguns desses compostos podiam ser agrupados em famílias com propriedades semelhantes (semelhantemente à tabela periódica). Esses grupos são chamados de funções. Na Química Inorgânica as quatro funções principais são: ácidos, bases, sais e óxidos. O critério de classificação dessas funções é o tipo de íons que se formam quando ela é dissolvida em água.
Funções Químicas
O limão é uma fruta que possui um sabor muito azedo. Ele, assim como outras frutas cítricas, é ácido, pois contém ácido ascórbico e ácido cítrico. Muitos ácidos são usados em indústrias. Já houve época em que a produção e a utilização de determinados ácidos eram consideradas indicativas de desenvolvimento industrial de um país. Na natureza existe uma grande quantidade de substâncias com diferentes sabores, cores, consistências e propriedades.
É possível organizar todas essas substâncias reunindo-as em grupos com propriedades semelhantes. Poderá haver, por exemplo, um grupo formado por substâncias que têm em comum o sabor azedo, como algumas substâncias