Tecido Conjuntivo
Profa. Clarissa Fernandes
Prof. Paulo Goberlânio
Prof. Jiovanne Neri
CASO CLÍNICO 1.
Paciente N.L.T, sexo feminino, 18 anos, normossistêmico, procurou a clínica do curso de
Odontologia da Unichristus relatando prejuízo estético devido a uma “mancha” no lábio inferior. A paciente observou que possuía a mancha desde o nascimento, e que a mesma não havia aumentado de tamanho nos últimos meses, contudo a sua presença dificultava a obtenção de trabalho, pois a paciente trabalhava como modelo fotográfica. A equipe de professores do curso de Odontologia esclareceu que a lesão não apresentava traços de malignidade, mas concordaram em removê-la devido a necessidade da paciente. Foi realizada uma biópsia excisional da lesão, que resultou nos cortes histológicos abaixo:
EXAME CLÍNICO
EXAME HISTOPATOLÓGICO
De acordo com o caso clínico relatado acima, responda o que se pede:
Qual a classificação do tecido epitelial, quanto ao número de camadas e formato das células? Qual a camada apontada pela seta na primeira figura? Qual a sua função?
Quais os tipos de tecidos conjuntivos observados nos cortes histológicos?
Qual o nome das estruturas apontadas pela seta? E essas estruturas são acidofílicas ou basofílicas? CASO CLÍNICO 2
Paciente G.H.K., sexo masculino, procurou a clínica do curso de Odontologia da
Unichristus com a queixa de que a prótese superior estava machucando a boca. Durante o exame clínico ficou evidente a presença de uma lesão hiperplásica, de cor semelhante a mucosa, e que estava associada a uma prótese total superior mal adaptada. A equipe de professores optou pela realização de uma biópsia, que resultou nos cortes histológicos abaixo: EXAME CLÍNICO
EXAME HISTOPATOLÓGICO
De acordo com o caso clínico relatado acima, responda o que se pede:
Qual a classificação do tecido epitelial, quanto ao número de camadas e formato das células? Qual o tipo de tecido conjuntivo observado nos cortes histológicos?
Qual o nome das estruturas