Biofisica
Aqui há informações necessárias ao seu saber, o que é? Quais são as partículas radioativas ionizantes? De que forma ela afeta um ser vivo? E se podem ser utilizadas de forma benéfica.
Radiografia.
Licenciatura em Biologia
Unidade pedagógica: Jacobina – Ba
Disciplina – Fundamentos de Física e Biofísica.
Circuito – 13 Período – 5º
Discente: Fabiano Pereira Souza
Fontes:
Sites:
acessado em 15 de nov. 2012
Acessado em 16 de nov. 2012 acessado em 15 de nov. 2012 acessado em 16 de nov. 2012 Acessado em 16 de nov. 2012
Radioatividade
Também chamado de radiatividade, é um fenomeno resultada da desintegração de átomos de elementos fisicamente instáveis, liberando energia através de ondas eletromagnéticas (raios X e radiação gama) ou partículas subatômicas com altas velocidades (partículas alfa, beta e nêutrons). Os átomos que assim se comportam são chamados de radioisótopos ou radionuclídeos.
Tipos de radiações ionizantes
Particulas alfa (α): A particula alfa tem carga positiva +2 e 4 unidades de massa atomica. Emitidas com grande velocidade (30.000 km/s) Seu potencial de penetração é pequeno não conseguem ultrapassar por uma camada de ar. Podendo ocasionalmente penetrar o organismo atraves de um ferimento ou aspiração, provocando lesões graves.
Particulas beta (β): As partículas beta têm a massa de um elétron, pode ser negativa (negatron) ou positiva (pósitron) e podem chegar a uma velocidade próximo da velocidade da luz (3000.000 km/s). Possuem médio poder de penetração. São capazes de penetrar cerca de 2cm nos tecidos, causando sérios danos a pele. Utilizado na medicina em fontes de braquiterapia.
Raios gama (γ): É um tipo de radiação eletromagnetica, que não têm carga elétrica. Os raios gama constituem um tipo de radiação ionizante capaz de penetrar na materia mais profundamente que a radiação alfa ou beta. Podendo causar danos no nucleo das células.