BIOFISICA
FACULDADE DE ITAITUBA – FAI
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
RESENHA:
BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO
Claudia Aparecida Ramos
ITAITUBA – PA
2013
CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE ITAITUBA – CESUPI
FACULDADE DE ITAITUBA – FAI
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
RESENHA:
BIOFÍSICA DA RESPIRAÇÃO
Resenha Acadêmica apresentada ao professor doutor William Vasconcelos para obtenção de nota parcial na disciplina de Biofísica no curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Itaituba.
ITAITUBA – PA
2013
Esta resenha relata atividade desenvolvida em sala de aula na disciplina de Biofísica orientada pelo professor doutor William Vasconcelos, no dia 07.05.13 na faculdade de Itaituba (FAI). O trabalho apresentado teve como título: Biofísica da Respiração, composta pelos acadêmicos: André Henrique, Aurileide Santos,Aurilene Brito, Dorinalva Araújo e Elaine Almeida.
O grupo inicia o trabalho falando sobre a respiração, que é a sequência de eventos que resulta na troca de oxigênio e gás carbônico entre atmosfera e as células do corpo, e seres vivos, quanto ao uso do oxigênio: aeróbios que dependem do oxigênio, anaeróbios não utilizam oxigênio. O ato de respirar, na inspiração o diafragma se contrai, move-se para baixo e a glote fica aberta; e expiração onde o diafragma relaxa, move-se para cima e a glote permanece fechada e gases que são moléculas em estado gasoso, a pressão é mantida constante.
Volume e capacidade respiratória e medidas espirográficas que é a medida do ar que entra e sai dos pulmões; testes que auxiliam na prevenção e permitem diagnóstico de distúrbios respiratórios.
Nos alvéolos pulmonares, o gás oxigênio do ar difundi-se para os capilares sanguíneos e penetra nas hemácias, onde se combina com a hemoglobina. Cada molécula de hemoglobina combina-se com 4 moléculas de gás oxigênio formando oxihemoglobina.
Nos tecidos ocorre um processo