BIOFISICA
A biofísica é o estudo da matéria, energia, espaço e tempo nos sistemas biológicos.
Contemplar o Universo é uma deslumbrante festa para os sentidos: objetos vários, luzes, cores, sons, movimentos e a presença espantosa de seres vivos. A composição desse Universo desde o micro até o macro cosmo parece muito complexa, mas podem ser reduzidos alguns componentes fundamentais:
MATÉRIA - pelos objetos, corpos, alimentos.
ENERGIA-pelo calor, luz, som, pelo trabalho físico.
ESPAÇO-pelas distâncias, áreas e volumes dos objetos.
TEMPO-pela sucessão do dia e da noite, pela espera dos acontecimentos e pela duração da vida.
Essas grandezas naturais definem a composição e os fenômenos que ocorrem no Universo, de maneira qualitativa.
Na Biofísica, as leis e os conceitos da física são usados visando ajudar a explicar as diferentes expressões dos seres vivos normais e do homem.
Campo extremamente amplo das ciências biológicas e da medicina, que estuda os processos físicos, bioquímicos e fisioquímicos que ocorrem nos seres vivos, no plano celular, tissular ou dos organismos.
Aplicação das teorias e técnicas da física à biologia. Pode significar uma de duas coisas. Primeiramente, pode se referir ao estudo dos fenômenos naturais, assim como a condução elétrica dos impulsos nervosos, que estão relacionados com assuntos estudados na própria física. Segundo, pode se referir à investigação de qualquer aspecto da biologia que se utilize de técnicas físicas complicadas. Em qualquer caso é necessário entender alguma coisa de física moderna para se realizar a pesquisa.
A biofísica, que pretende ser matéria quantitativa, exata, fez grandes contribuições a muitas áreas da biologia, como a teoria da ação do músculo e do nervo, as propriedades físicas das membranas celulares e as estruturas do DNA e das proteínas moleculares (conseguidas através de técnicas de raios-X). Muitas dessas descobertas têm grande valor médico.
O que se ensina em Biofísica?