O Que É Estética?
ETECPJ
O QUE É ESTÉTICA?
SÃO PAULO
Baseando-se no trabalho editado por Outhwaith e Bottomore (1996), posso dizer que a estética também é conhecida como a filosofia do belo, seu significado atual foi introduzido pela primeira vez por Alexander Gottlieb Baumgarten com o termo "estética", com o qual designou o conceito dos conhecimentos sensoriais que se expressam através da arte. A estética é uma sensação, dedica-se ao estudo de uma sensibilidade geral, ela se origina de uma relação entre sujeito e objeto ou entre dois sujeitos, para quem está fora dessa relação poderá surgir opiniões adversas sobre o que realmente é belo.
A estética visa investigar a essência da beleza e as bases da arte, considera a arte como contemplação, menos preocupado com a obra em si ou na sua criação, mas em como ela age sobre o espírito de quem a sente e qual sentido tem essa ação.
O conceito de belo é muito relativo, cada qual tem sua percepção privada de seus gostos ou prazeres, podemos perceber a ambiguidade e complexidade da fiel definição de beleza ou estética. Hoje em dia a estética pode até mesmo ultrapassar os parâmetros da beleza para se tornar uma forma de enquadramento na sociedade. Pode também ser uma herança cultural como crença, muitas tribos africanas e também indígenas (como os Waurás) utilizam os "alargadores" como crença da sua cultura, como representação de poder e por fim, como algo belo. Esse conceito migrou para a sociedade atual e se tornou algo diferente de sua origem, algo belo dependendo dos olhos que o observam. Duas sociedades compartilhando o mesmo objeto que é julgado belo, mas mesmo entre quem acha belo há diferenças no modo de pensar e interpretar a sensação, há modos diferentes de se enxergar a beleza das coisas, nesse caso, até mesmo da mesma coisa.
Bibliografia:
OUTHWAITH; BOTTOMORE. Dicionário do Pensamento Social do século XX, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.