Boas práticas
SISTEMA HACCP
Noções
Higiene alimentar – todas as condições e medidas necessárias para garantir a segurança e a adequação dos alimentos em todas as fases da cadeia alimentar.
Segurança alimentar – garantia de que os alimentos não provocarão danos ao consumidor quando sejam preparados ou ingeridos de acordo com a sua utilização prevista.
(Definições segundo o Codex Alimentarius Rev. 4(2003))
Assim, é de extrema importância o acompanhamento de toda a cadeia alimentar desde o prado ao prato, passando por todos os processos intermédios.
Legislação
Reg. (CE) n.º 852/2004 de 29 de Abril. Estabelece normas relativas à higiene dos géneros alimentícios.
Reg. (CE) n.º 2073/2005 de 15 de Novembro. Estabelece normas relativas a critérios microbiológicos aplicáveis aos géneros alimentícios.
Decreto Regulamentar 20/2008 de 27 de Novembro. Estabelece os requisitos específicos relativos às instalações, funcionamento e regime de classificação dos estabelecimentos de restauração e/ou de bebidas.
Reg. (CE) n.º 178/2002 de 28 de Janeiro. Estabelece os princípios e normas gerais de legislação alimentar, cria a Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos e estabelece procedimentos em matéria de segurança dos géneros alimentícios.
Pontenciais perigos existentes nos alimentos
Perigo – é todo o agente físico, químico ou microbiológico presente nos alimentos, capaz de provocar efeitos adversos para a saúde do consumidor.
Microbiológicos (Bactérias, Parasitas, Vírus)
Químicos (Metais pesados, Pesticidas, Fármacos)
Físicos (Ossos, Espinhas, Madeiras, Pedras)
Origem dos perigos
Pessoal
Ambiente
Equipamento
Matérias-Primas
Processos
Higiene Pessoal
VESTUÁRIO
Manter a farda limpa.
Utilizar a farda apenas no local de trabalho.
A roupa pessoal deve ficar guardada no cacifo pessoal.
Bolsos exteriores, preferencialmente cor clara e sem botões.
CALÇADO