Boas práticas
Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUAS nos Municípios para identificar as Demandas
Pré Diagnóstico
A proposta surgiu, devido ao assessoramento técnico realizado nos Municípios e a falta de um instrumental norteador, para discutir e registrar as demandas identificadas no Município.
Outro fator relevante a ser considerado, é que através da realização de Monitoramento e Avaliação da Gestão SUAS, será possível direcionar os encontros e as reflexões com os Municípios para que as intervenções ocorram no sentido de implementar as ações.
O Instrumental possibilitará o registro das informações monitoradas para que a avaliação consiga fornecer elementos que contribuam para fomentar e aperfeiçoar a execução da política.
Portanto, a referida proposta tem como ser aplicada na área de atuação, pois, o assessoramento técnico aos Municípios, tanto in loco e estrategicamente, vem facilitar o acompanhamento do Município, tendo em vista, que proporcionará uma visão prévia das intervenções a serem efetuadas mediante a efetivação do SUAS.
Objetivo:
Realizar o Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUAS, para identificar as demandas relevantes à intenvenção;
Específicos:
1- Estabelecer indicadores para o monitoramento e avaliação, em conformidade com a Gestão do SUAS;
2- Elaborar instrumental que propicie a coleta das informações, em relação a Gestão do SUAS;
3- Coletar e analisar as informações que subsidiarão o trabalho a ser desenvolvido com os Municípios para as intervenções necessárias quanto a Gestão do SUAS.
Justificativa:
A referida proposta, trata-se de destacar a relevância do processo de monitoramento e avaliação, para fundamentar e direcionar as ações, a qual contribui para identificarmos as demandas que deverão ser trabalhadas com as gestões municipais e técnicos, conselhos, entre outros atores envolvidos na execução da Gestão do SUAS.
A falta destes indicadores