RELIGIÃO HEBRAICA
O judaísmo, segundo alguns pesquisadores, deve ser a religião monoteísta mais antiga do mundo. Originou-se por volta do século XVIII a.C., quando Deus mandou Abraão procurar a terra prometida. Contudo, os hebreus adoravam e prestava culto a um único Deus, Javé, o criador do Céu, da Terra e da humanidade.
A história dos hebreus ficou registrada na Bíblia, hebraica, a que chamamos o Antigo Testamento. Os hebreus viviam na Mesopotâmia e eram pastores seminômades, de origem semita. Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus, dentro do judaísmo não fazem referência à vida após a morte, contudo, após o exílio na Babilônia, os judeus assimilaram essa idéia. Na verdade, essas crenças variam conforme as várias seitas judaicas
Os cultos são realizados em templos denominados sinagogas. Os homens usam uma pequena touca, denominada kippa, como forma de respeito para com Deus. Os principais rituais são a circuncisão, realizada em meninos com 8 dias de vida, representando a marca da aliança entre Deus e Abraão e seus descendentes.
O fundamento da religião judaica está na obediência aos mandamentos divinos estabelecidos nos livros sagrados, uma vez que, para eles, isso é fazer a vontade de Deus e demonstrar respeito e amor pelo criador.
O direito hebraico é um direito religioso. O direito é dado por Deus ao seu povo, e desde o principio é imutável, só Deus o pode modificar, Os intérpretes, mais especialmente os rabinos, podem interpretá-lo para adaptá-lo à evolução social, no entanto, eles nunca o podem modificar. O judaísmo é regido por regras de moral e éticas bem amplas e definidas transmitidas através da Torá e que abrangem todas as áreas da vida. Na religião judaica ser religioso é necessário antes de tudo ser