bldc
Motores de Passo Bifilares:
Enrolamentos bifilares são aplicáveis em motores de passo com mesmo tipo de rotor e de geometria de estator dos motores unipolar e bipolar vistos anteriormente, mas em vez de bobinar cada enrolamento ao estator com um único fio, dois fios são enrolados paralelamente. Como resultado, o motor passará a ter um arranjo de conexão a 8 fios ao invés de 4 fios, pois de fato ele terá 4 enrolamentos independentes.
Um motor de passo é um tipo de motor elétrico usado quando algo tem que ser posicionado muito precisamente ou rotacionado em um ângulo exato.
Neste tipo de motor a rotação do balancete é controlado por uma série de campos eletronicamente que são ativados e desativados eletronicamente.
Na prática, tais motores acabam sendo configurados em uma organização de dois conjuntos de dois enrolamentos, para serem acionados ou como motores unipolares ou como motores bipolares:
√ Se os dois enrolamentos de cada conjunto estiverem ligados em série, temos como resultados:
. Um motor bipolar que pode ser usado com uma tensão maior;
.Um motor unipolar para uma tensão menor, uma vez que o ponto comum da associação série deverá ser usado como derivação central.
√ Mas se os enrolamentos de cada conjunto estiverem associados em paralelo, temos então um motor bipolar para uma tensão menor, porém maior corrente, pois ambos os enrolamentos consumirão independentemente. 2) Apresente uma curva Torque x Velocidade de um motor de passo (de catalogo) e escreva texto discutindo qualitativamente essa relação.
É muito importante saber como ler uma curva de torque x velocidade, pois descreve o que um motor de passo pode e não pode fazer. Também é importante ter em mente que uma curva de torque x velocidade é específica de um conjunto motor e driver. Torque é dependente do tipo de driver e tensão. Um mesmo motor pode ter diferentes curvas de torque x velocidade quando usado com um driver diferente. As