Black-scholes
Black & Scholes
Termo Black-scholes e um modelo matemático do mercado um ativo no qual o preço é um processo estocástico,a EDP de Black Scholes é uma equação diferencial parcial (no modelo) tem de ser satisfeita pelo preço de um derrivativo sobre o ativo.
A formula é o resultado obtido pela solução da EDP de BLACK-SCHOLES.
O conseito fundamental de Black-scholes é que uma opção é implicitamente precificada se a ação é negociada.
Modelo de Black-Scholes
Scholes do mercado O modelo de Black-para um ativo faz as seguintes suposições explícitas:
É possível emprestar e tomar emprestado a uma taxa de juros livre de risco constante e conhecida.
O preço segue um movimento Browniano geométrico com tendência (drift) e volatilidade constantes.
Não há custos de transação.
A ação não paga dividendos (veja abaixo para extensões que aceitem pagamento de dividendos).
Não há restrições para a venda a descoberto.
O modelo trata apenas opções europeias. A partir dessas condições ideais no mercado para um ativo (e para a opção sobre o ativo), os autores mostram que o valor de uma opção (a fórmula de Black-Scholes) varia apenas com o preço da ação e com o tempo até o vencimento.
"Assim é possível criar uma posição protegida, consistindo em uma posição comprada na ação e uma posição vendida nas opções de compra da mesma ação, cujo valor não depende do preço da ação.
O modelo Black & Scholes por sua simplicidade e eficácia para se elaborar o preço justo das opções é o mais amplamente utilizado pelo mercado o modelo em si leva em consideração cinco variável ; volatilidade(anualizada,considerando a função financeira de calculo de juros composto continuamente),taxa de juros livre de risco(SELIC no caso brasileiro),tempo restante para o exercício da opção ,preço do ativo e preço da opção,a volatilidade é a variável de maior peso na precificação.
Formula de cálculo do modelo de call
O modelo Black & Scholes é um ótimo dispositivo para