blabla
O estudo da história do design é um fenômeno recente, foi na década de 1920 que se deram os primeiros ensaios, mas pode-se dizer que só começou a atingir sua maturidade acadêmica nos últimos vinte anos. As primeiras histórias do design, escrita no período modernista, tendem impor uma série de normas e restrições ao leitor, como exemplo “isto é design e aquilo não”, “este é designer aquele não”, ou seja, eles determinavam o que era e o que não era.
Já a natureza do design encontramos definições sobre o design como a origem imediata da palavra, está na língua inglesa, no qual design se refere a idéia de plano, intenção, estrutura. Enquanto à origem mais remota está no latim designare, verbo que abrange ambos os sentidos o de designar e o de desenhar. O design se mistura às vezes na prática com arquitetura e a engenharia. O modelo tradicional define design, como elaboração de projetos para produção em série de objetos por meios mecânicos.
Uma das principais características da Revolução Industrial foi à generalização da divisão intensiva do trabalho.
Capítulo 2
A Revolução Industrial teve seu acontecimento na Europa entre os séculos 18 e 19 uma série de transformações nos meios de fabricação. Essas mudanças ficaram conhecidas como Revolução Industrial. Hoje em dia praticamente todos vivem no sistema, onde quase tudo que se consome é produzido por industriais.
Os primórdios da organização industrial é encontrado no mercado de artigos de luxo. Nesses tempos, afirmava-se com certa frequência que fabricar “não é função do estado”.
Quase todos os países europeus fundaram nos séculos 17 e 18 manufaturas reais, ou da coroa, para a fabricação de determinados produtos. O sistema mais completo de manufaturas reais foi iniciado na França.
Do ponto de vista do design foi especialmente o interesse pela atuação do pintor Charles Le Brun, ele exercia o papel de criar formas a serem fabricadas pela indústria.
Capítulo 3
Foi onde o processo da industrialização