biureto
INSTITUTO DE CENCIA EXATAS E TECNOLOGIAS – ICET
CURSO: FARMÁCIA
RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA
ITACOATIARA-2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM
INSTITUTO DE CENCIA EXATAS E TECNOLOGIAS – ICET
CURSO: FARMÁCIA
REAÇÕES DE CARACTERIZAÇÃO DE AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS
ALUNOS:
JOSÉ DIEGO MACIEL SIMÕES
LARISSA BARBOSA
MAYARA PEREIRA COSTA
ITACOATIARA-2013
Introdução
Todas as proteínas existentes nos seres vivos, desde os vírus até os seres humanos, são constituídas por combinações de apenas vinte aminoácidos. Esses blocos constituintes da vida se unem entre si, como contas de um colar, para formar longas cadeias e moléculas complexas que configuram a estrutura de todos os organismos vivos. Os aminoácidos são moléculas que contem simultaneamente grupos funcionais amina e acido carboxílico. Em bioquímica, este termo é usado como curto e geral para referir os aminoácidos alfa, ou seja, aqueles em que as funções aminos e carboxalato estão ligadas a um carbono alifático denominado carbono-alfa.
As proteínas são compostos orgânicos bioquímicos, constituídos por um ou mais polipeptídeos tipicamente dobrada em uma forma globular ou fibrosa, facilitando uma função biologia. São compostos de alto peso molecular, compostos orgânicos de estrutura complementar e massa molecular elevada.
Todas as reações desenvolvidas baseiam-se na presença de ligações peptídicas e também na presença de diferentes aminoácidos, evidenciadas pela afinidade específica que essas moléculas possuem a certos compostos.
Objetivos
Reação de biureto: identificar a presença de peptídeos na amostra através do Reativo de Biureto.
Reação Xantoproteica: evidenciar a presença de resíduos de tirosina e triptofano na solução ovoalbumina testada.
Precipitação de ácidos fortes: provocar a desnaturação de proteínas em presença de ácidos fortes