Reação de Biureto
A maioria das proteínas encontradas nos seres vivos são formadas por L-aminoácidos. Os D-aminoácidos aparecem somente em certos antibióticos peptídicos e em peptídeos componentes da parede de algumas bactérias. Apesar de muitas proteínas conterem outras substâncias, além dos aminoácidos, a estrutura tridimensional e muitas das propriedades biológicas das proteínas são determinadas, em grande parte, pelos tipos de aminoácidos presentes em sua molécula, a ordem em que eles estão unidos entre si, na formação da cadeia polipeptídica e, ainda, pela inter-relação espacial de um aminoácido com o outro.
Os vinte aminoácidos chamados de “aminoácidos padrões” existentes, quase nunca ocorrem em quantidades iguais em proteínas. Alguns aminoácidos podem ocorrer apenas uma única vez por molécula ou não comparecerem de todo em dado tipo de proteína, outros podem ocorrer em grande número. Podem ser estruturalmente classificadas em fibrosas ou globulares.
As proteínas ainda exercem na célula uma grande variedade de funções, que podem ser divididas em dois grupos:
(1) Dinâmicas: Transporte, defesa (anticorpo), catálise de reações, controle do metabolismo e contração, por exemplo;
(2) Estruturais: Proteínas como o colágeno e elastina, por exemplo, que promovem a sustentação estrutural da célula e dos tecidos.
As proteínas que apresentam uma ou mais cadeias polipeptídicas formando estruturas compactas, mais ou menos esféricas e que geralmente são solúveis denominam-se proteínas globulares. As proteínas fibrosas possuem forma alongada, geralmente insolúveis em