Economia Internacional
A responsabilidade social está contagiando o cenário empresarial brasileiro. Está em evidencia que um posicionamento socialmente responsável é um diferencial competitivo que traz bons resultados, nos últimos anos, este conceito tornou-se uma questão estratégica, financeira e de sobrevivência para muitas organizações no País. Adotar uma postura socialmente responsável, não significa somente fazer ações de caráter filantrópico com a comunidade, mas também, assumir o compromisso com a qualidade de vida dentro das empresas com seus funcionários e colaboradores, manter o bom relacionamento com clientes e fornecedores num contexto de ética corporativa, ter qualidade de produtos e serviços, e qualidade total.
O foco central da responsabilidade social é o comprometimento responsável e civilizado, com a satisfação e os anseios de todos os envolvidos com a empresa, da comunidade local e da sociedade como um todo. Em outubro de 1997 surge a norma SA 8000, composta por nove requisitos que tem como base as Convenções da Organização Internacional do Trabalho, a Declaração dos Direitos Humanos e a Convenção das Nações unidas sobre os Direitos da Criança. A certificação cobra ainda o cumprimento de leis locais.
DESENVOLVIMENTO
Responsabilidade Social da Constremac
A responsabilidade social corporativa da Constremac baseia-se na noção de que as corporações possuem a obrigação de trabalhar para a